Na Faculdade Ensino Superior da Paraíba - FESP, a Investigação e Difusão de Produção Acadêmica conduz à formação da atitude científica do aluno que se reflete no desempenho de um profissional capacitado a enfrentar os novos desafios, que são a tônica de um mundo globalizado e competitivo.
A FESP enfatiza que as políticas institucionais para a investigação e difusão da produção acadêmica (iniciação científica, tecnológica, artística e cultural), são um espaço privilegiado para a consolidação da inovação, socializando o saber produzido e acumulado, visando à construção de desenvolvimento social a partir do empreendedorismo, mediante investigação autônoma e emancipatória, valorizando, assim, a produção artística e cultural como atividade acadêmica.
Por meio de eventos científicos e culturais cujo produto assume a forma de produção científica com envolvimento do corpo docente e discente da instituição. Frise-se que essa produção científica é selecionada para publicação na Revista de Periódicos Científicos da FESP Faculdades e também direcionados para outros projetos de publicações seja em capítulos de livros, seja em outras revistas científicas, a depender do interesse manifestado pelos autores dos referidos trabalhos. Essa estratégia de ensino coloca o acadêmico como protagonista de sua formação, ao mesmo tempo em que contribui para a consolidação de uma consciência crítica em torno contemporaneidades das diversas áreas do conhecimento.
A Extensão ocupa posição estratégica no processo permanente de articulação das instituições de ensino superior com a sociedade, integrando as atividades de ensino e investigação cientifica às demandas internas e externas, constituindo-se em um canal voltado para aprendizagens teórico-práticas, especialmente para os discentes, na medida em que contextualiza as questões científicas com as da sociedade, e, em particular, da comunidade regional e local.
De acordo com a Política de Extensão da FESP Faculdades, quatro eixos de atuação são vistos como linha prioritária:
• Desenvolvimento sustentável;
• Educação e formação cidadã;
• Novos direitos e novos conceitos;
• Transferência de tecnologia e inovação.
Tendo em vista essa perspectiva, os projetos e ações de extensão constituem-se de forma efetiva inter e multidisciplinares nas relações que a Instituição estabelece com a comunidade. Dentre ações desenvolvidas neste último ano podemos destacar a Calourada animal, a Série de Webinars, Ações Sociais, Fóruns, Seminários e Palestras de atendimento a comunidade local, além de ações extensionista que ocorrem dentre de cada curso de graduação.
Os projetos de extensão são coordenados pela Coordenação de Pesquisa e Extensão COPEX/FESP e pela Direção Acadêmica contando com apoio direto das Coordenações de Curso, da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e de todo o seu corpo docente e discente.