Comissão Própria de Avaliação (CPA)
FESP FACULDADES
INSTITUCIONAL
A Comissão Própria de Avaliação – CPA da FESP Faculdades coordena e articula todas as ações e processo de avaliação interna da instituição tendo como responsabilidade a centralização das informações coletadas, analisando-as para a identificação das fragilidades e potencialidades, estabelecendo assim estratégias para os trabalhos futuros, bem como, promover a auto avaliação, em todos os níveis e com os atores institucionais, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e serviços prestados pela Instituição.
Em 2004, alinhando-se com a orientação do Ministério da Educação – MEC às Instituições de Ensino Superior – IES para constituir Comissões Próprias de Avaliação – CPA, a FESP implementou a CPA, que, desde então, tem realizado a tarefa de levantar dados relevantes para o direcionamento das práticas de gestão da Instituição.
O processo instituído no Brasil pela Lei do SINAES (Lei 10.861/04), é marcado pela autonomia de que gozam as Instituições de Educação Superior (IES) para reger seu planejamento estratégico (de gastos e de reformulações administrativas e acadêmicas) com base em pesquisas de opinião para a verificação do que pensa o seu público acerca dos serviços educacionais que elas oferecem. Essa atividade, portanto, deve englobar a manifestação de Professores, Estudantes, Funcionários e Comunidade Externa.
Desta forma, seja você professor, estudante, funcionário ou membro da comunidade externa, saiba que a sua participação nas ações da CPA da FESP é muito importante, pois ajuda a instituição a melhorar continuamente em seus procedimentos e, consequentemente, aumentar a qualidade do ensino ofertado.
A CPA é composta por representantes dos quatro segmentos que integram a IES, sendo indicados por seus pares de forma democrática, através de indicação deles. Dentro deste procedimento a FESP organiza o processo de discussão da avaliação interna que permite uma visão avançada da proposta e estabelece um grau de confiança e autonomia entre todos os setores da IES, refletindo com fidedignidade suas necessidades.